terça-feira, 24 de maio de 2011

Francisco Esteves Alves

Tributo a um Homem Justo e Bom
Terminadas as exéquias na capela onde Seu Francisco estava sendo velado o Diácono colocou a disposição a palavra a quem quisesse falar algo, como é comum nesses casos. Ninguém falou e não convém julgar ninguém por não ter falado. Não é fácil, não é simples, sobretudo para aqueles de quem mais se espera. No meio do silêncio meu filho de treze anos olhou para mim e seu olhar reclamava a fala em honra do seu avô, a fala que não veio. Enquanto rumávamos para o cemitério fiquei com o sentimento de que deveria ter falado e em situação semelhante, já no campo santo, resolvi me pronunciar. A fala, palavras entre soluços, revelou porquê não devemos julgar quem não se manifesta em situação semelhante, mas me pronunciei e acho que foi bom que tenha feito. Parece que quando ninguém fala o rito não se completa.

Por esses dias que marcaram a dolorosa despedida e por fim a passagem do seu Francisco eu me encontrei, em diferentes momentos, procurando palavras que pudessem expressar a pessoa que ele foi, como se construiu nossa relação, como se desenvolveu entre nós uma constante e respeitosa afetividade, sobretudo nos últimos vinte anos.

Uma das palavras que me ocorreu foi carinho e com ela pude recordar a forma carinhosa como lidava com seus filhos - talvez um pouco mais com as filhas - e a forma igualmente carinhosa com que era tratado por eles e neste caso também, talvez um pouco mais por elas, apesar de que essa possível diferença tenha haver mais com cultura de gênero do que com intensidade de afeto. Esse carinho sempre foi extensivo a sua esposa, netos, genros e noras; penso que a cada um conforme estivesse preparado para recebê-lo. Talvez não fosse preciso dizer isso, que ele tão bem escreveu com gestos, mas pessoas desavisadas e com pouca intimidade poderiam achar que ele aplicava em casa o rigor e a formalidade das relações na caserna. Não aplicava.

Penso que ninguém discordará de que a palavra cuidado expressa um traço marcante do seu jeito de ser, de lidar com aqueles que entendia estarem sob a sua proteção, especialmente sua esposa, filhos, netos, genros, noras e irmãos, sem esquecer a Ana. Essa palavra tem muitos sentidos, mas no Seu Francisco ela significava doação amorosa e zelo, e se é possível amar além dos limites penso que ele fazia isso. Em muitos momentos de nossa relação tive o sentimento de ser cuidado por ele e em nem um deles percebi que ele desejasse em troca algo além de que compartilhássemos esse sentido de cuidar. Não me parecia, portanto, que cuidava por reconhecimento, mas porque o seu amor tinha a autenticidade do sentido bíblico de amar.

Em muitas oportunidades ele expressou que me considerava como a um filho. A mim cabe dizer agora (talvez devesse ter dito antes) que em muitos momentos me senti detentor dessa distinção e muito especialmente todas às vezes, nesses últimos vinte anos, em que fui recebido por ele, mesmo em seus últimos dias no hospital em meio às dificuldades de comunicação que apresentou nesse período. Não recordo nenhum encontro no qual tenha sido recebido com a formalidade reservada às visitas, mesmo as desejadas. Via de regra desfrutei do sentimento de um pai que bem acolhe aos filhos independentemente das turbulências que a vida impõe às relações. No nosso caso foram muitas as dificuldades como foram muitos os nossos encontros sob bons ventos, porém a sua conduta era a mesma, impregnada do mais autêntico acolhimento.

Em seu funeral ouvi especulações sobre razões que poderiam ter agravado seu estado de saúde e apressado sua partida. Dentre elas três afastamentos importantes: o da filha em 2007 e mais recentemente o do outro filho e do neto, que mudaram de cidade por imposição profissional. Arrisco afirmar que os afastamentos lhe foram dolorosos e difíceis, mas não acho que tenham agravado a doença contra a qual já lutava bravamente há mais tempo. Sofreu junto e intensamente o sofrimento e a ausência definitiva da filha, mas de forma altiva, digna e equilibrada, com a experiência dos que sabem que a vida nem sempre é uma sucessão de alegrias, dos que sabem que o nosso poder é subordinado a um desígnio maior, fora do alcance da nossa capacidade de compreensão. Nos dois casos sofreu principalmente a dor da impossibilidade de fazer o que melhor sabia: amar de perto.

Finalizo este testemunho passado exatamente um mês da sua despedida ocorrida na madrugada do dia 12 de abril de 2011, logo após a vitória do nosso combalido Leão Azul de 1x0 sobre o Cametá. Ao constatar a relativa facilidade com que produzi esta breve homenagem, percebi o quanto tínhamos em comum e as razões da minha afeição por esse homem com quem tive o privilégio de conviver nas duas últimas décadas. Talvez nossa maior semelhança tenha sido um gosto especial em proteger e cuidar dos que elegemos. Tínhamos diferenças de certo, as principais no campo das ideologias e da política (e dada as nossas trajetórias de vida não seria razoável se assim não fosse), mas outra característica comum jamais permitiu que tais diferenças interferissem em nossa relação: cada um ao seu modo éramos democratas, basicamente respeitávamos o direito que cada um tem de ser diferente. Que ele esteja vivo em nossas mentes e nos sirva de exemplo!
Hamilton V Oliveira

Um comentário:

  1. Muito bonito tio... digno do vovô.
    Tenho certeza que ele derramaria as mesmas lágrimas que eu derramo agora, só que de felicidade e não de saudade como são as minhas.
    Obrigada pelo afeto e pelo cuidado.

    beijos

    ResponderExcluir